Logotipo Infonet
Saúde
Hemose convoca doadores a doar estoque de sangue
O atendimento é de segunda a sexta das 7h30 às 17h
12/03/2018  15:44
O atendimento é de segunda a sexta das 7h30 às 17h (Foto: Arquivo Infonet)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde, convida os voluntários de todos os grupos sanguíneos A, O, B e Ab, positivo e negativo para colaborarem com a doação e repor os estoques de todos os grupos sanguíneos.

A assistente social e gerente da Captação, Josceline Souza, destaca que o Hemocentro atende a demanda transfusional da rede hospitalar do Estado. “Estamos convocando doadores fidelizados, que doam sangue regularmente, e sensibilizando as pessoas que ainda não são doadoras, para abraçar esta causa importante”, ressalta. Ela explica que as coletas realizadas no Hemose atende a demanda de todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital e no interior.

“Depois de coletado, o sangue passa por análises sorológicas para depois serem processados em diferentes hemocomponentes, ou seja, plaquetas, hemácias e plasma. Queremos lembrar também que o sangue é utilizado para socorrer pacientes que precisam de transfusão devido a alguma cirurgia, vitimas de acidentes com traumas e aqueles que realizam tratamento oncológico, de leucemias, anemias crônicas e doenças do sangue”, alerta a gestora.

Celine salienta que os pacientes que necessitam de transfusões contam a solidariedade dos voluntários. “O procedimento é seguro, acompanhado por profissionais de saúde capacitados e o material utilizado na coleta é descartável”, afirma ao relatar que o organismo repõe entre dois e três dias a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem menos, do que o ser humano necessita.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. No dia da doação o voluntário deve comparecer a unidade bem alimentado e portar documento oficial com foto, válido em todo território nacional.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 60 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

O atendimento ao público no Hemocentro de Sergipe é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. A unidade está localizada na Rua Variante 1, S/N, Bairro Capucho, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Fonte: SES

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Termos e Condiçoes
Logo Rodapé
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro Sao José
Aracaju-SE, CEP 49015-030