Logotipo Infonet
Cultura
'Surpresas no Cabelo' será lançado na Bienal do Livro
Divulgação acontece pela primeira vez no evento de Itabaiana
13/10/2017  08:28
'Surpresas No Cabelo' será lançado na Bienal do Livro de Itabaiana (Foto: Portal Infonet)

“Devemos desvincular a concepção de que literatura deve sempre ensinar algo. Ela pode, mas não é seu objetivo principal. A literatura infantil deve brincar com a criança, para estimular o prazer em ler”. Foi esta a noção que fez com que Matheus Luamm Bispo escrevesse o livro ‘Surpresas No Cabelo’.

Além de escritor, Bispo é professor de língua portuguesa, contador de histórias, poeta, cronista, contista, pesquisador de literaturas infantil e africanas de língua portuguesa. A ideia de publicar o livro surgiu por conta da boa recepção das crianças à história. “Veio pela necessidade. Não foi criada com a ideia de ser livro, apenas de ser contada para as crianças. Um ano depois, quando já havia sido bem aceita, veio a sugestão de publicá-la”.

A obra será lançada na IV Bienal do Livro de Itabaiana, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, e posteriormente, em outros eventos.

‘Surpresas No Cabelo’

O livro conta a história de Yure Rangel, um garoto que vive percorrendo o mundo em busca de aventuras. Ao visitar sua tia, em uma cidade interiorana, encontra uma garota, que encara com curiosidade o turbante utilizado pelo protagonista. Ao retirá-lo, a jovem descobre que os objetos presos nos longos cabelos contam as histórias de vida de Yure, em países e culturas diferentes.

Matheus Luamm Bispo afirma que livro deve ser utilizado pela criança para "brincar" (Foto: Portal Infonet)

‘Surpresas No Cabelo’ será lançado também na Biblioteca Pública Infantil, em Aracaju, no dia 24, às 15h; na Biblioteca Pública Hermes Fontes, em Boquim, no dia 26, às 9h e às 15h; na Biblioteca Claudomir Silva, no bairro Siqueira Campos, na capital sergipana, no dia 31, às 14h; e, por último, na Faculdade São Luís de França, no dia 6 de novembro, às 15h.

IV Bienal do Livro de Itabaiana

A IV Bienal do Livro de Itabaiana acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, no shopping da cidade. A expectativa da organização é que haja mais de 300 obras lançadas e 50 mil visitantes. Serão realizadas palestras, debates e apresentações.

Carlos Eloy, um dos organizadores do evento, diz estar animado com a Bienal. “A expectativa é a melhor possível. Estamos na quarta edição, temos públicos-alvo variados, e gêneros também, como romances, bibliografias e literatura infantil. Nós queremos é destacar a importância da leitura, seja em livros de papel ou nos e-books”, explica. “O livro é a ferramenta para tornar o nosso país melhor”.

Na Bienal, já estão cadastrados escritores sergipanos, de todo o Brasil e até de outros países, como Espanha e Colômbia. As inscrições irão até o dia 19, véspera, através do site www.bienaldolivroitabaiana.com.br.

Por Victor Siqueira

Comentários
Os comentários sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opizniao deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Termos e Condiçoes
Miga
13/10/2017 às 09:32
Além de não escreverem bem os redatores da Infonet também não sabem ler porque o titulo do livro é diferente do anunciado. Pelamordedeus...
Logo Rodapé
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro Sao José
Aracaju-SE, CEP 49015-030