Logotipo Infonet
Política
Operação Babel pode atingir Edvaldo Nogueira e Nitinho
Deotap diz que Nitinho indiciou pessoas para a Torre
20/04/2017  20:09
Operação Babel pode atingir Edvaldo Nogueira e Nitinho 

A Operação Babel - que investiga os contratos firmados entre o Município de Aracaju e e a empresa Torre para coleta de lixo – pode atingir também o prefeito Edvaldo Nogueira e presidente da Câmara de Vereadores, Nitinho Vitale.

O Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap) vai encaminhar as provas coletadas durante as investigações da Operação Babel ao Ministério Público do Estado para que seja investigada a conduta de Edvaldo Nogueira e Nitinho Vitale.

De acordo com o Deotap, Nitinho teria indicado pessoas para serem contratadas pela empresa Torre, conduta que é passível de configuração de ato de improbidade administrativa. Nitinho é presidente da CMA e dos principais artífices do arquivamento do requerimento da CPI do Lixo.

O Deotap destacou também que as investigações constataram que José Antônio Torres sacou quantias elevadas na boca do caixa nas vésperas das eleições municipais de 2016, além de contatos telefônicos com o Edvaldo Nogueira [na época candidato a prefeito], que também é contrário a instalação da CPI.

O vereador Nitinho Vitale expliquou que conhece o empresário José Carlos Torres há muitos e que fez apenas uma única ligação informal, pedindo que emprego para uma pessoa que esteve em seu gabinete em busca de ajuda. Nitinho destacou que não possui laço com a pessoa e que é muito comum que os parlamentares recebam currículos, além da visita de diversas pessoas que pedem emprego. 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, por meio denota, disse que está tranquilo diante da referência ao seu nome, divulgada hoje no inquérito que apura o contrato da coleta do lixo na capital. Edvaldo disse também que lamenta profundamente a conotação que parte da mídia está dando ao episódio, tentando associá-lo a supostas irregularidades, quando o próprio texto do inquérito apenas especula sobre seu nome, sem qualquer base material que o ligue a condutas ilegais.

O prefeito também lamentou que o episódio esteja sendo objeto de exploração política por aqueles que até hoje estão inconformados com o resultado das eleições de 2016 e contrariados com as soluções que a atual gestão vem implementado para reconstruir a qualidade de vida na cidade. Edvaldo reafirmou que o caráter ético e transparente que presidiu sua conduta durante toda sua vida pública, ao tempo em que apoia o papel das instituições encarregadas de fiscalizar o exercício dos poderes públicos.

Inquérito

O inquérito que tramita na 3ª Vara Criminal de Aracaju foi finalizado pelo Deotap na última terça-feira, 18.  Ao todo, 14 pessoas foram indiciadas, incluindo os empresários Antonio Torres Neto e Soraia Torres, sócios da empresa Torre; o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado [afastado do cargo]; ex-presidentes daquela empresa, Lucimara Passos e Júlio César Flores; dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindilimp), entre outros representantes da Torre Empreendimentos e servidores da Emsurb, que foram afastados dos respectivos cargos por decisão judicial.

Comentários
Os comentários sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opizniao deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Termos e Condiçoes
Cardoso de Almeida
20/04/2017 às 22:49
Manda o inquérito a Polícia Federal ou Ministério Público Federal. O nosso ministério Público estadual é um mistério, pois não consegue investigar crimes relevantes contra empresários e políticos. Caso mandem ao MOR o inquérito será arquivado.
gerson silva
21/04/2017 às 07:46
Esse cara de Pau do prefeito ainda quer dizer que não teme as investigações. Vai ver agora com ajuda da governadora eles consigame revogar o inquérito policial.
Rosangela
21/04/2017 às 18:35
Mais a culpa não é dele não, a culpa é do povo que sabem quem é Jackson que já foi citados como o maior ficha suja do Brasil mais mesmo assim votam nele e ainda votam em quem ele indica, o povo tem o Governo que merece, e espero que ele enriquem bem as custas dos otários que colocaram ele no poder.E vamos cantando VOLTA EDVALDO VOLTA EDVALDO KKKKKKK
indignado
20/04/2017 às 23:02
Exatamente, as coisas por aqui são tratadas como se todos fossem compadres ou comadres.
Passos
21/04/2017 às 12:09
Eu fico pensando! Será que pensam que somos retardados? Essa conversa de que os opositores não aceitaram ainda o resultado das eleições é conversa pra boi dormir. Edvaldo, não subestime a inteligência do povo. O povo sabe exatamente o que aconteceu, se fazem vistas grossas é outra coisa. O que esperar de um político que sempre viveu nas sombras dos outros?
Mauricio Silva
21/04/2017 às 13:00
Esse Nitinho é um mala, ele e todos esses políticos corruptos!
marcos
21/04/2017 às 13:10
Esse país só tem ladrão, sai uma gestão fraudulenta e entra outra...Onde vamos parar?
Ruan dias
20/04/2017 às 23:52
Os políticos lezando a população , deveria ser mais fácil a demissão desses maus políticos.
Logo Rodapé
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro Sao José
Aracaju-SE, CEP 49015-030