Logotipo Infonet
Agenda
6º edição do Afoxé de Odé levará alegria para Socorro
O Afoxé já faz parte do calendário cultural oficial de Socorro
21/04/2017  18:10
O Afoxé já faz parte do calendário cultural oficial de Socorro (Foto: divulgação)

No próximo dia 21 de abril, sexta-feira, a partir das 14h, acontece a sexta edição do Afoxé de Odé. O cortejo traz a magia dos tradicionais afoxés, também conhecidos como Candomblés de rua, que integram diferentes contextos da música ritual religiosa afrodescendente ao som dos atabaques e agogôs do povo de Odé. Um evento cultural e religioso que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e todo o povo de santo. O Afoxé já faz parte do calendário cultural oficial do município de Nossa Senhora do Socorro.


São seis anos de história trazendo muita alegria, paz e axé com a força ancestral da cultura negra. Sempre com muito ritmo, dança, canto, e resistindo através dos corpos dos que se deixam embalar e seguem o lindo cortejo.


Este projeto é uma realização do Abassá Maria da Paz, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Silvia D´Oxum, que atesta toda a sua identidade, autenticidade e força e desenvolve trabalhos sociais junto a sua comunidade durante o ano inteiro.

Afoxé, também chamado de Candomblé de rua, é uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo Ioruba, e representa um dos traços de resistência das camadas populares da sociedade brasileira que, através da lapidação cultural espontânea, preservam como parte do vastíssimo legado gestado no continente também chamado de "Berço da Humanidade".


A charanga prepara um repertório especial com pontos e cânticos que homenageiam as divindades africanas, sobretudo Oxóssi, trabalhando variações e evoluções do ritmo. Os atabaques e os agogôs acompanhados dos xéqueres, são alguns dos instrumentos que dão “cor” à evolução dos ritmistas comandados pelo Maestro Dingo Bala.


Oxossi é o Orixá da caça, da fartura e da providência. Rei de Ketu, filho de Oxalá e Yemanjá, ou, nos mitos, filho de Apaoka (jaqueira). Foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados. Está estreitamente ligado a Ogum, seu irmão mais velho, de quem recebeu suas armas de caçador. Ossaim apaixonou-se pela beleza de Oxóssi e prendeu-o na floresta. Ogum consegue penetrar na floresta, com suas armas de ferreiro e libertá-lo. Sua dança simula o gesto de atirar flechas para a direita e para a esquerda, o ritmo é "corrido", na qual ele imita o cavaleiro que persegue a caça, deslizando devagar, às vezes pula e gira sobre si mesmo. É uma das danças mais bonitas do Candomblé.


Nesta edição de 2017, o afoxé conta com as participações especiais do Bloco Afro “Descidão dos Quilombolas” e da companhia de dança “Nova Era”. O cortejo recebe total apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. O evento já é sucesso e a expectativa do público em torno do evento já é grande. O cortejo terá concentração no Shopping Prêmio, às 14h e seguirá até o Instituto Revida, na avenida Coletora “C”, nº 646, Marcos Freire II.


O quê: 6º cortejo do Afoxé de Odé
Convidados: Bloco Afro Descidão dos Quilombolas e Companhia de dança Nova Era
Quando: Sexta, 21 de abril de 2017
Concentração: Shopping Prêmio – Nossa Senhora do Socorro - SERGIPE

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários
Os comentários sao de responsabilidade exclusiva de seus autores e nao representam a opizniao deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Termos e Condiçoes
Logo Rodapé
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro Sao José
Aracaju-SE, CEP 49015-030